No dia 03/04/2019 foi realizado junto com a gestantes o SAÚDE BUCAL NA GESTAÇÃO, onde a Doutora Thais Tieppo e Auxiliar Keila Martins passaram tudo sobre a Saúde bucal na gestação das mamães.
Por que é tão importante a gestante cuidar da saúde bucal?Toda mulher precisa cuidar da saúde bucal para ter uma boa aparência, uma pronúncia das palavras adequada e ter boa saúde geral. Quando está esperando um bebê, ela precisa cuidar não só de si mesma, mas cuidar do bebê que está se desenvolvendo.Na época da gestação, é importante que a gestante cuide da sua saúde bucal, pois ela pode afetar o desenvolvimento e saúde do bebê. Um exemplo é o parto prematuro, estudos mostram que as bactérias causadoras de doenças na boca, principalmente as das doenças gengivais, podem estar relacionadas com a aceleração do trabalho de parto.E depois, quando o bebê nasce, ela ainda pode transmitir bactérias e aumentar o risco de seu filho ter doenças bucais!
O que muda na minha saúde bucal durante agestação?A gravidez não causa cárie. O que pode ocasionar o aparecimento da doença cáriedurante essa fase é o aumento do número de vezes em que se consome alimentos, principalmente doces, sem a escovação adequada.
As gengivas ficam mais sensíveis na gravidez e fáceis de serem irritadas pela placa bacteriana. Isso é causado pelas variações hormonais que estão ocorrendo.
Com as mudanças que estão ocorrendo em seu corpo, a respiração nasal fica mais difícil. Há uma tendência de se respirar com a boca aberta, especialmente à noite. E isso pode causar a sensação de boca seca.
Essa sensação pode ser melhorada com maior ingestão de água e uso de goma de mascar sem açúcar.
Evite o uso de enxaguantes bucais que contenham álcool em sua fórmula, pois ele pode acentuar a sensação de boca seca.
Todo o cálcio e nutrientes necessários para a formação dos dentes do bebê provêm da alimentação. Por isso é importante que a futura mamãe tenha uma alimentação balanceada, incluindo em seu cardápio alimentos como leite, iogurte e queijos; sardinha enlatada, feijão, brócolis, couve!!
Com os episódios de vômito, sua boca fica exposta ao ácido do estômago, podendo ocorrer desgastes no esmalte do seu dente, causando sensibilidade.
Lavar a boca com uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água após o vômito pode neutralizar o ácido.
Evite escovar os dentes imediatamente após o vômito. Use uma escova de certas macias para reduzir o risco de desgaste.
Posso receber atendimento odontológico durante a gestação?
SIM! Desde o início da gestação, a futura mamãe deve procurar o dentista para orientação e prevenção. Durante a gravidez, se houver necessidade de algum tratamento, ele pode e deve ser realizado, pois cáries não tratadas e problemas nas gengivas podem prejudicar sua saúde e a de seu bebê.
A quantidade de radiação durante uma radiografia odontológica é muito baixa. Com a proteção por aventais de chumbo é possível garantir a segurança da mãe e do feto!
Existem anestésicos mais indicados durante a gestação. O que não pode é sentir dor ou desconforto durante o tratamento odontológico!